Depois do inverno chega sempre o verão, e com ele chegam as dietas, a pressa em perder peso, conversas sobre nutrição e alimentos milagrosos. A nossa nutricionista Inês Carretero diz-lhe tudo o que precisa de saber para começar a preparar o seu corpo para o verão de forma equilibrada e sem prejudicar a sua saúde ou o seu bem-estar.
A nutrição tem sido, ao longo da história, uma constante nas preocupações do Homem. Para além de uma necessidade fundamental do ser humano, é um dos fatores do ambiente que mais afeta a saúde e a doença; ” somos o que comemos ” é um velho aforismo que traduz bem esse fato.
As marcas do inverno
Uma vez que comer é uma função corporal básica e frequentemente uma atividade social, no rescaldo de um inverno pouco cuidadoso, onde as calorias transbordaram o prato, chega o dia em que as palavras “dieta” e “verão” inundam a comunicação social, as roupas escondidas no armário e a consciência. Inicia-se uma jornada nutricional por vezes perigosa e exigente, com o objetivo de potenciar o mais rápido possível a perda de peso, rejuvenescimento e equilíbrio, outrora perdidos.
A máxima de que um corpo de verão se trabalha no inverno, não poderá ser descuidada sob a premissa de uma alimentação saudável, cuidada e planeada. Prepare o seu verão e as suas refeições com o mesmo entusiasmo e siga as recomendações nutricionais de profissionais de saúde qualificados que irão ajudá-lo a reunir nos alimentos todo o aporte de energia, vitaminas e minerais necessários à manutenção de uma alimentação saudável. Comece por calcular o seu peso ideal e reflita sobre os objetivos realistas com que se depara. Reconheça que nenhum alimento é completo, pelo que a sua alimentação deverá ser sempre equilibrada e variada. Esta tarefa é bastante simplificada se for organizado e disciplinado nas suas escolhas, optando por um planeamento semanal das refeições respeitando sempre o ditado: “pequeno-almoço de rainha, almoço de princesa e jantar de pobre”.
Recomendações
Existem diversas recomendações nutricionais que poderão ser uma mais-valia na perda de peso saudável que antecipa o verão: faça da sopa de legumes um aliado e inicie sempre as principais refeições com este nutritivo e económico caldo, rico em vitaminas, minerais, fibra e água; na ausência de sopa, opte por um prato de salada antes da principal refeição; faça prevalecer os melhores métodos de confeção como o cozimento a vapor, guisados sem molho, cozidos e grelhados em detrimentos dos fritos e assados; não deixe que a rotina o atinja; mantenha a correta hidratação com chás, infusões ou água, reforçando este aporte hídrico durante a prática de desporto.
É ainda extramente importante que consuma diariamente fruta e hortícolas frescos, tendo especial atenção às porções e à quantidade ingerida; reduza o sal e privilegie o uso de algumas especiarias e ervas aromáticas como a salsa, os coentros, a hortelã, o alecrim, o cebolinho, os orégãos ou tomilho, adicionadas no final da preparação, para que a ação do calor não destrua as propriedades nutricionais; reduza o consumo de gorduras saturadas; prefira o peixe e carne magra à semelhança do azeite e frutos secos sem sal; aumente o consumo de alimentos ricos em fibras e cálcio, preferencialmente com pouco ou nenhum teor de açúcar adicionado e nas variedades magro.
Por último mas não menos importante, inclua sempre que for possível, alguns alimentos com propriedades antioxidantes no seu regime, como por exemplo, citrinos, pimentos, abóboras, azeite, alho, cebola, tomate, cenoura, chá ou café, sempre em doses moderadas.
Os conselhos estão dados, do que está à espera?