9 dicas para reduzir o stresse no trabalho

O stresse no trabalho não só afeta os trabalhadores, como também a produtividade do negócio. Quem trabalha sob stresse é tendencialmente mais desinteressado, menos produtivo e mais propenso a ficar de baixa.

Felizmente, há muitas atitudes empresariais que pode tomar para tornar os seus colaboradores mais felizes e produtivos. Eis algumas dicas para começar.

1. Estabeleça objetivos claros – isso diminui o stresse no trabalho.

As pessoas são mais produtivas quando sabem, exatamente, para que objetivo estão a trabalhar. A inexistência de objetivos claros pode causar ansiedade quanto às tarefas e responsabilidades de cada um e, consequentemente, aumentar os níveis de stresse no trabalho.

2. Oiça os seus colaboradores.

Uma das atitudes empresariais que pode tomar é garantir que os seus colaboradores não se sentem sobrecarregados com o trabalho que têm em mãos. Essa sensação pode aumentar os níveis de stresse no trabalho e ser contraproducente.

Encoraje uma comunicação honesta e aberta. A comunicação que permite, às duas partes, ouvir e falar é a melhor base para um ambiente de trabalho mais saudável e positivo.

3. Pesquise e divulgue os benefícios do repouso em prol da produtividade.

Há quem acredite que “matar-se” a trabalhar aumenta a produtividade. Na verdade, há sempre um momento em que só o descanso pode ajudar. Basta clicar no link do título para o comprovar.

O cansaço, aliado ao stresse no trabalho, pode destruir o equilíbrio e a produtividade de qualquer equipa. Tome atitudes empresariais para o evitar ou para não chegar a esse ponto.

4. Evite o multitasking – isso aumenta o stresse no trabalho.

Realizar várias tarefas em simultâneo é outra prática que também causa bastante stresse e nem sempre contribui para aumentar a produtividade.

Uma das atitudes empresariais de multitasking mais frequentes é verificar, constantemente, a caixa de entrada do e-mail. Peça aos seus colaboradores que o façam apenas algumas vezes por dia. E que alterem as suas assinaturas, informando que estarão disponíveis por telefone, para algo que seja, verdadeiramente, urgente.

5. Evite o envio de e-mails de trabalho fora do horário de expediente.

Não é possível alcançar os benefícios do repouso, se o cérebro permanecer sempre em modo de trabalho.

Há sempre um tempo para tudo: um tempo para trabalhar e um tempo para descansar. Ambos são essenciais à vida e devem ter os seus momentos próprios. Caso contrário, nunca estará por inteiro em nada do que fizer.

6. Dê mais prioridade aos resultados do que à rigidez dos horários.

Isto facilita a vida dos seus colaboradores, quando precisarem de chegar mais tarde, ou de sair mais cedo. Por outro lado, também os fará sentir-se mais empenhados e menos pressionados, por saberem que conta com eles para atingir os resultados esperados.

7. Remodele o escritório para diminuir o stresse no trabalho.

Uma decoração insípida e luzes fluorescentes não irão ajudar a baixar os níveis de stresse no trabalho. Pelo contrário, há uma relação de causa-efeito entre o ambiente físico e o stresse.

Não precisa de fazer grandes investimentos, basta apostar numa organização do espaço mais lógica e agradável e numa iluminação correta.