Se detetou uma lacuna no seu CV, então está na hora de agir. Evolua na carreira adquirindo novas competências, adaptando-se a ambientes de trabalho em evolução e reforçando a sua experiência já existente. Dessa forma, atrairá a atenção de empregadores e recrutadores, tanto hoje como no futuro. De acordo com um Relatório da CIP de 2019, estima-se que, em 2030, 700 mil trabalhadores poderão ter de adquirir novas competências. Portanto, como vê, o enriquecimento do CV, a formação e a requalificação estão na ordem do dia.
Perante um mercado de trabalho em rápida evolução, conversámos com Suzi Butler, coach em estratégia profissional. Assim, reunimos informações sobre como fazer formação e requalificação, para que o seu CV continue sempre a sobressair.Benefícios profissionais e pessoais com a formação e a requalificação
São muitos os benefícios profissionais associados à formação e requalificação. Desde manter-se relevante num mercado de trabalho em constante mudança, até conseguir tornar-se atrativo para potenciais empregadores e evoluir na carreira.
Dedicar algum tempo para alcançar um nível extra de especialização também pode compensar financeiramente. Isso poderá aumentar os seus ganhos e garantir um novo fluxo de receita, até mesmo através de trabalhos freelance. Investir na sua formação base também pode dar-lhe a confiança necessária para “arregaçar as mangas” e mudar de carreira, por exemplo, criando o seu próprio negócio.
Mas nem tudo se resume à conquista profissional, conforme Suzi salienta: “o mundo está a avançar a alta velocidade e acompanhá-lo é um desafio. Comece por se focar naquilo que quer atingir na sua carreira. Em seguida, perceba quais as competências ou formação necessárias para lá chegar. Os seres humanos estão programados para a aprendizagem contínua e os nossos cérebros estão sempre à procura de novas experiências. Sem esta novidade, corremos o risco de perder a motivação. A formação e a requalificação podem dar-nos a energia necessária para enfrentar novos projetos e desfrutar da tão importante sensação de realização.”Identifique as áreas profissionais que pretende desenvolver
“A lacuna de capacidades é o ‘espaço’ entre onde se encontra agora e onde deseja estar”, diz Suzi. “Além disso, existem muitas formas de explorar e identificar as suas capacidades”. Um método simples é ler o perfil necessário para um emprego que lhe interesse. Em seguida, compare os critérios definidos com a informação que tem no seu CV atual ou no perfil de LinkedIn. Depois disso, pergunte-se: “quais são as áreas onde ainda preciso de aprender ou ganhar alguma experiência? De que formação e requalificação necessito?”
Explore o que precisa de fazer para se preparar para um novo trabalho ou negócio, enquanto ainda está no seu cargo atual. Esteja atento ao mercado de trabalho e às tendências de recrutamento. Recentemente, a RHMagazine apresentou um resumo do Webinar Salary Survey 2021 Portugal Launch (tendências globais para 2021, bem como as expectativas para o mercado de trabalho português), elencando as novas tendências de trabalho.
Suzi sugere, por exemplo, conversar com pessoas que já executem o trabalho que está a ponderar procurar. Porque não propor acompanhá-las num dia de trabalho? Se pretende mudar de carreira e iniciar a sua empresa, defina qual o tipo de versão do negócio, em pequena escala, é que pode começar a construir imediatamente. Não poderá ser, eventualmente, um perfil de redes sociais, um portefólio online ou uma banca no seu mercado local?
” Ser curioso é um excelente ponto de partida. Participe em webinars e ouça TED Talks na área que está a considerar. Quando estiver pronto para dar o próximo passo, procure apoio junto de um coach ou mentor de carreira. Inscreva-se numa aula pós-laboral ou num curso online, com o intuito de aprender as competências e capacidades de que irá precisar.”Plano de carreira: tire o máximo partido das oportunidades ao seu alcance
Enquanto adquire nova formação ou requalificação, vale a pena elaborar, ou voltar a consultar, o seu plano de carreira. Aliás, deve fazer o mesmo sempre que faz qualquer tipo de autoaperfeiçoamento profissional. Acrescente os novos objetivos de carreira, as competências e conhecimentos que deseja adquirir, como os vai conseguir e quaisquer cronogramas associados.
“Dessa forma, conseguirá ter uma perceção geral da sua evolução, dos seus padrões e para onde se encaminha”, diz Suzi. “Pode ser um plano formal que já acordou com o seu empregador, ou algo mais pessoal, personalizado. Assim que o iniciar, ficará mais bem posicionado para reconhecer novas oportunidades de desenvolvimento. Por fim, com sorte, sentirá mais motivação para as procurar no trabalho.”
Muitas empresas oferecem programas de e-learning e formação no trabalho. Caso seja o seu caso, peça ao seu empregador que o apoie através de uma formação ou requalificação externa. A formação contínua no trabalho em Portugal é obrigatória por lei. Portanto, por que não toma a iniciativa de solicitar formação numa área do seu interesse (e da sua empresa), mostrando assim empenho e proatividade?
Dar um salto para um novo emprego ou carreira, ou investir na requalificação pode parecer assustador e exigente. Escolha o Seguro Vida + Cool da Tranquilidade como parceiro de vida, e enfrente o futuro com segurança e proteção.