Viajar de carro com os animais de estimação exige alguns cuidados. Apresentamos quatro soluções que lhe permitirão viajar em segurança com os seus fiéis amigos.
Viajar de carro com os animais de estimação – medidas de segurança
Viajar de carro em segurança com os animais de estimação é a prioridade de qualquer dono responsável. Garanta sempre o seu conforto e proteção, utilizando uma transportadora, um assento, uma barreira e até o cinto de segurança.
Existem diversas opções para garantir que cada deslocação de automóvel com o seu animal de estimação é segura tanto para ele como para si. Desde proteção em caso de acidente até ao minimizar de distrações enquanto conduz até ao seu destino.
Exploramos aqui os benefícios de cada opção e o que precisa de saber antes de considerar adquirir alguma.
Assento de automóvel
Pode, por exemplo, optar por instalar um assento para cão (ou gato) no banco de trás. O próprio assento (em forma de caixa) tem dois cintos de segurança para prender o animal e duas tiras de fixação para prender o banco ao assento do carro. Existem também assentos com altura ajustável para que os animais mais pequenos possam observar o mundo à sua volta durante a viagem.
Cinto de segurança
Uma opção popular para evitar que o animal de estimação se desloque livremente por todo o automóvel enquanto este se encontra em movimento, é colocar um cinto ou arnês de segurança preso à coleira. Ou, mais seguro em caso de acidente, colocar o cinto ou arnês preso ao peitoral (evita o estrangulamento). Uma solução para raças de pequeno e grande porte e até para alguns gatos!
Os cães que ficam ansiosos durante as viagens podem tentar soltar-se roendo o arnês. Assim, tente adquirir um que seja feito de material durável e de alta qualidade. Para que fique ajustado, escolha um tamanho que permita passar dois dedos entre o arnês e o pescoço, costas e patas dianteiras.
Transportadoras
Se o seu animal for muito ativo (em vez de ficar a olhar pela janela ou a dormir), pode considerar transportá-lo dentro de uma transportadora, devidamente fixada ao banco de trás ou presa na parte traseira do veículo.
Comparativamente ao arnês de segurança, esta solução pode ajudar a prevenir lesões no pescoço ou nas costas do animal em caso de travagem súbita. Esta é a forma de transporte mais usual para gatos ou outros animais de companhia de pequenas dimensões, mas existem caixas de transporte de vários tamanhos igualmente adaptadas para cães.
Escolha uma transportadora suficientemente grande para que o animal se possa levantar, deitar e virar e – para um nível de conforto extra – com revestimento acolchoado.
Barreira de proteção
Proporcione um espaço próprio para o animal na mala do carro, utilizando uma barreira ajustável que separe esta área da do condutor. Esta barreira – uma rede ou grelha divisória – é apenas para cães. Como o animal estará solto, em termos de segurança não é tão eficaz como as outras proteções.
No entanto, no caso de animais de grande porte poderá ser mais confortável do que uma caixa, sobretudo em viagens longas. Além disso, enquanto conduz, não terá de se preocupar com o que o animal possa estar a fazer.
Em conclusão, da próxima vez que se preparar para viajar, considere a melhor forma de levar o seu animal consigo – investindo num assento de automóvel, arnês de segurança, transportadora ou barreira de proteção.